Daisypath Anniversary tickers

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Tira - dúvidas...

Oi Galerinhaaaa   =)

Um post tira-dúvidas para tirar as dúvidas... hehehe...

.: Sobre Bloco Cerâmico Estrutural :.

Segue a perguntinha : 


 (...)  Por favor, por favor, por favor, me conta qual sua opinião sobre esse método construtivo agora que sua obra já está bem avançada. (...)  


Então colega ... ... nós (mr. Husband e eu ) recomendamos bloco cerâmico estrutural. 

A construção anda bem e rápido! Em 45 dias de obra nossa casa que tem pouco mais de 79m²  já tem laje,  e desses 45 desconta aí no mínimo uns 7 porque tem chovido muito por aqui.

O que é importante salientar é que vc deve procurar um bom Engenheiro e fazer um bom projeto! 

Como eu disse nesse post aqui... em uma construção com bloco cerâmico as paredes são autoportantes, elas fazem parte da estrutura da casa, pois o interior dos blocos acomodarão as colunas e tb a cinta de amarração que é feita para colocação da laje.

Em termos de $$, o bloco cerâmico e o tijolo, não diferem muito , a economia está nas estruturas... pois concreto armado que é o método mais conhecido exige mais ferragens, mais concreto,  mais tábuas para fôrmas e afins... e ao fim nota-se uma economia de 25 % mais ou menos.

Se vc não for fazer a sua casa toda de uma vez , te aconselho a sentar com seu arquiteto e engenheiro e  já prever uma ampliação e já fazer uma planta com essas alterações. 
Porque paredes feitas de blocos dificilmente poderão ser derrubadas posteriormente, a não ser que elas tenham sido feitas para esse destino (o que requer um bom planejamento  e reforço do restante da estrutura da casa...pois o peso de toda a construção é distribuída sobre elas tb).

Então .. um bom projeto é fundamental! Deve ser muito bem pensado... se vc puder fazer com um profissional o projeto de elétrica e hidráulica , ótimo.
Porque é meio complicado quebrar parede depois, se algo nessas partes der errado. A instalação tanto elétrica .. qt hidráulica passa toda por dentro das cavidades dos blocos e só são recortadas as caixinhas depois (com uma máquina tipo makita)... aqui em casa quem fez esses projetos foi Mr. Husband e teve minha participação com alguns pitacos... até gostaríamos de fazer com um profissional especializado ma$ não foi po$$ível.

Ah .. sim outra coisa importante é a mão de obra especializada! Isso conta muito para o bom andamento da obra.
Pesquise profissionais, vá ver as obras deles.. alguns arquitetos e engenheiros tem indicações... pra gente aqui foi fácil, graças a Deus, pois devido ao trabalho do Marcus, ele conhece muitas pessoas, dentre elas um empreiteiro que nos indica os carinhas...que trabalham bem!

Pois as vezes um pedreiro que assenta tijolinhos maravilhosamente bem, não se acerta muito com os bloquinhos..rs.

Ah tá outra coisa... sobre o reboco.. eu já li por aí que pode ser aplicado o gesso direto nas paredes, ou textura ... a minha opinião... FAÇA O REBOCO normalmente. O acabamento fica muito melhor.
Eu tenho a impressão que gesso e textura direto nas paredes expõe mais à umidade.. o que foi confirmado pela Querida Amanda, nesse post aqui. E ela tb salientou que as paredes ficam mais resistentes, no caso de vc querer colocar quadros , prateleiras etc.
 Aqui em casa será rebocado e depois aplicado massa corrida. Lixa e pinta ;)

E outra coisa tb, que vc deve saber... os materiais para bloco e tijolo são diferentes, então vale uma pesquisa aí, para ver onde vc encontra com mais facilidade, existe a mistura pronta da massa para assentar blocos, assim como existe para tijolos, a diferença é que como os blocos é um método mais novo, muitas lojas não conhecem... ou não tem estoque.. aqui por exemplo a maior loja de materiais de construção da cidade só podia nos entregar em 60 dias .. .. então optamos por fazer a massa na obra mesmo, com betoneira.. e aí utiliza-se a cal hidráulica ... que muitos vendedores daqui nem  conheciam.. então vale uma pesquisa nessa aspecto tb. fica a dica.

Sobre a fundação da casa... isso  varia de casa pra casa.. mas se vc pretende ampliar no futuro é bom levar isso em consideração tb!
A nossa casa foi feita para sustentar dois andares... mas por enquanto terá só um.....

Bom , pra finalizar... estamos felizes com o método construtivo que escolhemos. E recomendamos!


***
tentei deixar um recadinho no seu blog, mas o blogger tá de burro atado comigo hj, e não quis salvar de jeito nenhum... então respondi com um post ok?!

***
Ah. .. eu não tenho conhecimento profundos sobre engenharia, nem arquitetura.. passei aqui coisas q eu aprendi nesse tempo de construção com leituras e  observando as conversas entre Mr. Husband e o Pedreiro. ;)

***

Espero ter ajudado vc! Qq coisa ... comenta aí!

***

Aviso geral pra nação : Hoje seu Paulo começou a fazer 'os' oitão da casinha  ... uhuuu.. em breve teremos telhado meninaaaaaaaaaaas  .. .. \o/ .. ah e meninos .. rs...

Por falar nisso pessoa anonima pra quem eu respondi com o post... vc é ele ou ela? rsrs...  inventa aí um nome falso pra gente te chamar (se vc não quer usar o seu nome mesmo..) ... fica melhor pra se comunicar.... 
hehe ... 
Ah, só mais uma coisa... parabéns pelo lugar que vc escolheu para morar.. é muito lindo!!! 



***

Bjocas pra vcs !!!!!!!!!!! 

E já estamos na primavera!!!! 

*Ü*









2 comentários:

  1. Caramba, não esperava uma resposta tão completa! Muito obrigado.

    Eu procurei bastante e só achei a sua casa sendo construída com bloco cerâmico estrutural, então é ótimo que você está dando sua opinião e relatando sua experiência para quem também está pensando em usar esse tipo de estrutura.

    Respondendo sua pergunta, sou homem, minoria nesse mundo de blogs de construção e decoração, rsrsrs... Na verdade somos um casal, mas ela não posta nada... pretendemos casar ano que vem e ir morar na casa nova assim que possível :)

    Realmente estou anonimo nesse blog, pra evitar o povo do meu serviço e outros pentelhos... como pode me chamar... hmmm, não sei, já que foi a primeira que perguntou isso pode me batizar do que quiser que eu adoto, hahahah

    Desejo muita sorte e sucesso com sua construção, estarei de olho, precisando estamos aí :)

    ResponderExcluir